Estátuas gigantes na Ilha de Páscoa

 

Passa por figuras inacabadas esculpidas em rocha.

Essa é a terra dos moais, as icônicas estátuas humanas de Rapa Nui, também conhecida como Ilha de Páscoa, uma ilha isolada de 163,7 km² e que fica a 3.500 quilômetros da costa do Chile.

Tirar o fôlego. Alguns estão espalhados ao longo das estradas, à beira da costa e nas encostas dos morros. Juntos, eles formam uma lembrança física e concreta da história ancestral dessa terra.

Entalharam centenas de monolitos como os que hoje estão aqui. Há evidências dessa atividade por todo lado, tanto na pedreira, onde alguns ainda estão profundamente incrustrados na montanha, quanto na terra ao redor, onde estátuas finalizadas foram abandonadas, formando caminhos até a beira da ilha.

Mas eles são feitos de tufo, uma rocha vulcânica composta principalmente por cinzas compactadas. Esse tipo de pedra é porosa e macia. O vento e a chuva não perdoam.

Cheios de sinais de erosão e manchas. Eles estão gradualmente se desfazendo em pó. Tuki, que trabalha na indústria de turismo em Rapa Nui, tem assistido essas figuras impressionantes desaparecerem aos poucos.

Dia os moais retornarão para o oceano'."

Renomado escultor contemporâneo de moais.

Alvo de esforços de conservação, já que a erosão — acelerada pelas mudanças climáticas — ameaça destruí-las.

Estão procurando formas de monitorar e mitigar esses danos, tentando de tudo: desde tratamentos químicos até o uso de drones para escaneamento 3D das estátuas, antes que elas desapareçam.

Realocando as estátuas para locais mais seguros, seja permitindo que elas sucumbam, como "parte do seu ciclo de vida", argumentam alguns.

Vários estágios de finalização, com cerca de 200 posicionadas em suas plataformas finais, conhecidas como ahu. A maioria dessas plataformas fica ao longo da costa da ilha, de frente para o mar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ali Kamenei rejeita ultimato de Trump e ataques continuam entre Israel e Irã